by João Ferreira
Published on: Oct 27, 2005
Topic:
Type: Opinions

Exmo. Sr. Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da Republica Federativa do Brasil

Senhor Presidente,

Os jovens brasileiros sabem que para o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o projeto de integração (transposição) do rio São Francisco “é uma questão humanitária”, pois ele foi concebido para “garantir que o povo nordestino, que tem outros problemas, não tenha o problema de não ter água para beber”. Também somos cientes de que este e outros problemas ligados diretamente a fome e miséria devem ser solucionados com urgência.

Temos absoluta certeza de que a maioria das pessoas que são contra o projeto de transposição, não estão contra o governo levar “um caneco d’água para um nordestino que está passando sede, que às vezes tem que andar seis léguas com um pote na cabeça para trazer uma água barrenta”, mas sim contra o fato de que essas águas serão em sua maioria utilizadas para beneficiar os grandes e poderosos produtores rurais, que não empregam os pobres e sim compram máquinas milionárias para seus latifúndios e depois exportam tudo de bom, não beneficiando legitimamente o povo sofrido do Brasil, e ainda por cima utilizando a máscara de levar água para o povo beber.

Somos contra a utilização de bilhões de reais em uma obra megalomaníaca, que beneficiará empreiteiras corruptas e oportunistas, enquanto milhões de ribeirinhos do atual curso do Rio São Francisco passam fome e vivem na miséria, sem saneamento básico, sem educação, e o pior, indignados por não terem sido ouvidos da maneira correta e participativa a respeito de algo que será feito com o Velho Chico.

Os jovens brasileiros querem que antes de se cogitar a possibilidade de transpor águas do São Francisco, que se faça:

- A recuperação dos mananciais, dos olhos d’água e das nascentes ao longo dos 2.700 km de extensão do Rio, fazendo o reflorestamento e resolvendo a questão fundiária, principalmente das áreas de preservação permanente (a menos de 30 metros do rio). A recuperação das Matas Ciliares é a forma mais sustentável de conter o assoreamento do Velho Chico.

- A despoluição do Rio São Francisco, através do tratamento dos esgotos e dos agrotóxicos que são despejados incessantemente pelos 504 municípios que fazem parte da bacia do São Francisco. Tornar o rio saudável é prioridade. Não adianta transpor águas poluídas, isso pode gerar incalculáveis danos ambientais à bacia receptora.

- Programas de transformação dos 504 municípios em Sociedades Sustentáveis, para que, de forma participativa, os vários setores da sociedade possam executar e tornar realidade as duas propostas acima, tornando-as alternativas de desenvolvimento para o povo, e não para as grandes empreiteiras interessadas na obra.

Receba junto com estas opiniões, um profundo e eufórico abraço dos jovens brasileiros que esperam uma só atitude do Presidente Lula.

Atenciosamente,

Movimento Nacional da Juventude Brasileira Contra a Transposição e em Defesa do Rio São Francisco

« return.