TIGed

Switch headers Switch to TIGweb.org

Are you an TIG Member?
Click here to switch to TIGweb.org

HomeHomeExpress YourselfPanoramaJovens e Meio Ambiente – uma aliança sustentável
Panorama
a TakingITGlobal online publication
Search



(Advanced Search)

Panorama Home
Issue Archive
Current Issue
Next Issue
Featured Writer
TIG Magazine
Writings
Opinion
Interview
Short Story
Poetry
Experiences
My Content
Edit
Submit
Guidelines
Jovens e Meio Ambiente – uma aliança sustentável Printable Version PRINTABLE VERSION
by Mateus Fernandes, Brazil Jun 5, 2004
Environment , Child & Youth Rights   Opinions
 1 2   Next page »

  

Outro dia me perguntaram se há jovens realmente interessados na temática que envolve o meio ambiente e o desenvolvimento. Fiquei até surpreso com a pergunta, porque convivo, cotidianamente, com jovens brilhantes que muito contribuem para a discussão, até em nível internacional. E qual não foi a minha surpresa ao ser novamente questionado sobre a capacitação desses jovens. Será que eles realmente, apesar da pouca idade, teriam alguma coisa a acrescentar para os longos, complexos e inexoráveis diálogos sobre sustentabilidade, ecologia, ambiente...?

Rapidamente consultei minha memória, apesar de estar sujeito a falhas, e pude enumerar variadas ações que interconectam esses dois universos: juventudes e ambiente. Comecei me recordando de um evento maravilhoso que ocorreu em novembro de 2003, em Brasília. Conferência Nacional de Meio Ambiente Infanto-Juvenil. Adolescentes, Jovens e Adultos reuniram-se em um grandioso evento idealizado pelo Ministério do Meio Ambiente, da Ministra Marina Silva, e organizado por diversos atores sociais, dentre eles o Grupo Interagir. Um longo processo de participação e envolvimento chegou a número fantásticos para um país com a dimensão do Brasil. Participaram, realizando pré-conferências, 17 mil escolas, que envolveram mais de 4 milhões de pessoas, entre alunos e professores, selecionando 400 delegados entre 11 e 15 anos. Somente a equipe de facilitação e registro contou com 60 facilitadores, jovens entre 16 e 26 anos que fizeram previamente um curso de capacitação e foram indicados por seus respectivos estados.

A partir desse grande processo de mobilização para a causa ambiental, foi plantada uma semente importantíssima para a revitalização do SISNAMA – Sistema Nacional de Meio Ambiente. Os jovens, organizados em seus estados, perceberam a necessidade de conexão para a ampliação de seus trabalhos e criaram a REJUMA – Rede de Juventude pelo Meio Ambiente. Essa Rede interliga jovens de todos os 26 estados e do Distrito Federal, criando uma grande força de renovação, mobilização e ação.

Tudo isso está ocorrendo em nível nacional. Obviamente, o Brasil tem uma grande força internacional quando o assunto em pauta é o meio ambiente. Cito rapidamente a ECO 92 e a Rio+10, eventos do mais alto nível para a discussão dos rumos do planeta, sob a perspectiva ambiental. De memória me lembro de duas jovens brasileiras que tiveram participação ativa e substancial no evento de 2002, realizado em Johanesburgo: Isis Lima Soares e Poema Muhlemberg.

“Acredito que a juventude de hoje deve ser a principal interessada na maneira como a humanidade utiliza e transforma o meio ambiente, afinal de contas os políticos e empresários, que atualmente vêm tomando as decisões de grande impacto ambiental, dentro em pouco já não estarão mais aí. Não estou querendo dizer que os governantes e empresários são os únicos responsáveis pelo estado atual do meio ambiente. Na verdade, todos nós somos responsáveis como cidadãos e consumidores. Há, portanto, a esperança de um futuro próspero ou catastrófico. Tudo vai depender do que o jovem fizer no presente”. Poema Muhlemberg.

Em 2001, com apenas 21 anos, Poema Muhlemberg foi eleita para integrar o Conselho Juvenil do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), um grupo composto por 12 jovens e que tem como principal objetivo incentivar a participação da juventude nas temáticas ambientais.

Outra jovem está, atualmente, dando continuidade a esse trabalho no PNUMA e com um projeto chamado GEO Juvenil, Camila Argôlo Godinho. O documento intitulado Perspectivas do Meio Ambiente Global (Global Environmental Outlook – GEO) para Jovens foi desenvolvido pelo PNUMA no contexto das publicações GEO. Na região da América Latina e Caribe, foi publicado com sucesso no Peru, Argentina e Uruguai e encontra-se em desenvolvimento no México, Cuba, Caribe e Brasil. O GEO Juvenil busca conscientizar os jovens para os problemas ambientais e mostrar-lhes a sua importância para a construção da Sustentabilidade. É lhes dada a oportunidade de participar ativamente da construção de documentos que servirão de base para decisões governamentais e, principalmente, de partilhar as idéias, experiências e projetos que desenvolvem individualmente ou em suas organizações.

O Grupo Interagir teve a honra de receber o convite para ser a organização parceira para desenvolver esse grande projeto, de alcance nacional e relevância mundial. Erika Costa, diretora administrativa do Interagir, estudante de Engenharia Florestal, é a coordenadora, juntamente com Camila. Vários outros jovens, entre 15 e 25 anos estão sendo gradualmente envolvidos. Apesar de bastante jovens, as duas têm um currículo de fazer frente à grandes ambientalistas. Só pra citar de memória, a Erika está numa temporada de 1 mês em um curso de permacultura, realizado pelo IPEC – Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado. Camila foi escolhida entre os outros membros para estar entre os 6 jovens que participarão da Sessão Especial do Fórum de Ministros de Meio Ambiente que acontecerá de 29 a 31 de Março em Seul, na Korea.





 1 2   Next page »   


Tags

You must be logged in to add tags.

Writer Profile
Mateus Fernandes


This user has not written anything in his panorama profile yet.
Comments
You must be a TakingITGlobal member to post a comment. Sign up for free or login.