by Mateus Fernandes
Published on: Jun 5, 2004
Topic:
Type: Short Stories

A II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi realizada entre os dias 17 e 20 de março de 2004, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A Conferência é considerada o evento anual de maior expressão nacional no que diz respeito à segurança alimentar. A partir da temática “Segurança Alimentar e Nutricional – Um direito do cidadão” os delegados e observadores debateram sobre diversas idéias relacionadas à alimentação e à nutrição.

Todo mundo tem direito a uma alimentação saudável, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Isso é que chamamos de Segurança Alimentar e Nutricional. Ela deve ser totalmente baseada em práticas alimentares promotoras da saúde, sem nunca comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. E o Brasil, como todo país soberano, faz questão de garantir a Segurança Alimentar e Nutricional de seu povo. O país está caminhando a passos firmes nessa direção.

A reunião nacional é a etapa final de um processo iniciado pelos municípios e estados, com a criação dos conselhos e a realização das conferências locais. Os participantes apresentaram e avaliaram experiências que se destacaram no país e propuseram ao Presidente da República, em pessoa, novas diretrizes para o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, para o anos de 2004 a 2007.

Nos quatro dias de encontro em Olinda, o evento contou com a participação de representantes de órgãos públicos, entidades, conselhos, organizações da sociedade, além de delegações internacionais.

Alguns jovens também estiveram presentes nesse grandioso evento. Poucos – é verdade – mas o suficiente para iniciar um processo de participação e, principalmente, de articulação. A maioria desses poucos jovens esteve responsável por parte da coordenação do evento. Estivemos trabalhando com uma formação para os facilitadores, além das articulações entre os coordenadores e relatores dos Grupos Temáticos. Clóvis, Eduardo, Henrique, Mateus, Tiago e Rangel são alguns dos nomes que constantemente eram ouvidos nos corredores quando se tratava da facilitação e do registro do evento.

Os Grupos Temáticos ocorreram no dia 19, mas o curso de capacitação foi desenvolvido desde o dia 15 . Foram 24 pessoas, entre os 20 e os 40 anos, que trabalharam para que se alcançassem os objetivos do evento e, principalmente, para que as discussões não se perdessem em palavras ao vento – tudo foi registrado no papel.

Resta saber agora se iremos transformar o que está no papel em alimento - e de preferência mais nutritivo!

------------------------------------------------------------------------------------------

Site oficial da Conferência em: https://www.fomezero.gov.br/conferencia


« return.