TIGed

Switch headers Switch to TIGweb.org

Are you an TIG Member?
Click here to switch to TIGweb.org

HomeHomeExpress YourselfPanoramaCúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação. E aí, já acabou?
Panorama
a TakingITGlobal online publication
Search



(Advanced Search)

Panorama Home
Issue Archive
Current Issue
Next Issue
Featured Writer
TIG Magazine
Writings
Opinion
Interview
Short Story
Poetry
Experiences
My Content
Edit
Submit
Guidelines
Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação. E aí, já acabou? Printable Version PRINTABLE VERSION
by Diogo Andre, Brazil Jan 16, 2004
Technology   Opinions
 1 2   Next page »

  

[img:435:left]Depois , em dezembro, veio a Cúpula. Sem mais longas reuniões preparatórias, o trabalho de muitos meses seria finalizado em 3 dias. O Caucus de Jovens, em parceria com a organização TakingITGlobal, montou um stand na plataforma de TICs para o Desenvolvimento (ICT4D). Foram semanas e mais semanas de trabalho para tentar organizar tudo. Além de termos que construir o stand, tínhamos que lutar para conseguir a participação do maior número de jovens possível – e conseguimos! Estavam presentes na Cúpula jovens de mais de 20 países, representando todos os continentes do mundo. Conseguimos trazer jovens de países abalados por recentes guerras e conflitos como Afeganistão e Serra-Leoa; contamos com a participação de jovens de países desenvolvidos como Estados Unidos e Canadá. Muitos outros estavam representando seu país: Romênia, Holanda e Brasil foram alguns dos países que incluíram jovens em suas delegações oficiais.

A Cúpula foi bastante intensa, agradável para uns, estressante para outros. Mas creio que no final o resultado tenha sido positivo. Conseguimos afirmar nossa presença, mostrando que somos capazes de realizar atividades criativas e de contribuir com qualidade e diversidade para o processo.

Em 2005, em Tunis, muitas coisas vão ser esclarecidas e confirmadas – a discussão de alguns pontos dos documentos foi adiada para lá. Não podemos dizer que a Cúpula foi um sucesso absoluto. Vários Chefes de Estado – inclusive, infelizmente, o nosso presidente – não compareceram. Mas também não dá pra dizer que ela falhou.

Parte do objetivo foi cumprida quando os documentos foram aceitos na plenária, outra parte foi cumprida por incentivar as discussões sobre os diversos aspectos da sociedade da informação, e outra parte deve ser cumprida em 2004 e 2005.

Mas e aí? Fizemos nossa parte? Acabou tudo? Férias? Sim, férias! Mas nem tanto... Pra que nosso trabalho na primeira fase da cúpula tenha mais importância, temos que trabalhar ainda mais. Nos próximos meses e anos temos que nos lembrar sempre dos princípios declarados na CMSI e temos que analisar com cuidado as ações propostas, mas não ainda planejadas, e com certeza, temos que fazer coisas acontecerem. Não dá pra ficar sentando esperando o começo do próximo processo preparatório em 2005. Temos que começar agora para que possamos apresentar resultados e experiências. Precisamos continuar mobilizando e inspirando mais pessoas, comunicando para que no futuro possamos ter mais vozes dentro desses processos e, principalmente, comunicando para que possamos transformar palavras em atitudes!

As nossas pequenas férias – e não tão “férias” assim – chegam ao fim agora, hoje. Vamos avaliar tudo, entender as conseqüências e resultados da Cúpula. Ver como e onde podemos atuar, firmar parcerias, conquistar amigos e colaboradores. Genebra acabou, mas ainda temos que caminhar uma longa estrada até Tunis.

E aí, alguém disposto para uma breve caminhada no final da tarde para ver a lua e a estrela?
[img:434:left] Em Janeiro de 2003 começamos a nos interessar pela Cúpula. Comunicação para o Desenvolvimento era um bom tema e estávamos dispostos a investir nosso tempo e nossos esforços nisso. Acreditávamos que realmente poderíamos fazer a diferença nesse processo e que a comunicação era um fator fundamental para o desenvolvimento.

Em fevereiro conseguimos participar de uma reunião preparatória para a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação – CMSI, em Genebra, Suíça. Essa foi nossa primeira vitória! Fomos pra lá apoiados por uma bolsa da União Internacional das Telecomunicações – UIT, e nos juntamos a um grande número de jovens de diversos lugares do mundo. Juntos, fizemos a primeira grande participação de jovens no processo preparatório da CMSI, e posso dizer que com certeza fizemos a diferença. Seja por incluir um parágrafo sobre jovens na Declaração de Princípios, seja por quebrar o clima formal e burocrático com nossa atitude descontraída e alegre. Tenho certeza de que muitos participantes jovens e “não jovens” se lembram das brincadeiras que fizemos no lobby central do prédio da Organização Internacional do Trabalho – OIT.

A partir de fevereiro começamos um esforço global para aumentar a participação de jovens nesse processo. Juntos elaboramos um projeto para ser desenvolvido em vários países – esse projeto ficou conhecido aqui no Brasil como “Comunicando para o Futuro”. Levamos muitos meses para conseguir o apoio necessário para realizar nossas ações, mas em setembro conseguimos!

Projetos semelhantes ao Comunicando para o Futuro foram realizados em mais de 20 países e milhares de jovens foram envolvidos nos mais diversos cantos do mundo. Aqui no Brasil conseguimos mobilizar jovens de todas as regiões, vindos de diversas organizações, mas compartilhando os mesmo interesses. Organizamos videoconferências, oficinas, encontros formais e informais, e conseguimos estreitar nossos laços com o governo federal, que nos apoiou em algumas fases do projeto. Veja aqui a página de atualização do projeto.





 1 2   Next page »   


Tags

You must be logged in to add tags.

Writer Profile
Diogo Andre


I usually write stuff when I'm high on caffeine.
Comments
You must be a TakingITGlobal member to post a comment. Sign up for free or login.