by Mayra Rody Peixoto
Published on: Sep 28, 2003
Topic:
Type: Opinions

O MST E A REFORMA AGRÁRIA

Um dos temas mais discutidos na mídia brasileira atualmente é a ação do MST.Junto ao movimento, a desigualdade social e a busca pela reforma agrária também tem sido retratada.Uma guerra entre representantes do governo, fazendeiros e os componentes da organização foi travada, tornando a situação inviável.
O Movimento dos Sem-Terra foi criado em 1979, visando solucionar o maior entrave da sociedade brasileira: a concentração de terras. A ideologia desse grupo visava a implantação da reforma agrária no Brasil, alterando a estrutura da propriedade da terra e resolvendo o problema social da pobreza no campo que afeta bóias-frias, meeiros, as grandes famílias com pouca terra, insuficientes para se suatentarem e desempregados rurais.A ocupação dos integrantes seria feita em terras improdutivas, devolutas, de grileiros e esses seriam auxiliados até a próxima colheita.
Entretanto, o objetivo inicial foi desviado, pois, hoje, na organização encontram-se além dos necessitados de terra, oportunistas que se unem ao movimento para ter uma renda a mais, ou pessoas que pertencem a partidos políticos que se infiltram para desustruturar e agitar, fazendo inclusive o uso da violência para atingirem suas metas. Sabe-se que a reforma agrária é imprescindível para o crescimento e desenvolvimento de um país e que ela já foi realizada em diversos países centrais. Porém, para que a mesma seja executada com êxito é necessário um planejamento, cautela e precaução.
Medidas a curto e a longo prazo devem ser tomadas. A concepção do MST deve ser analisada, a baderna e violência do movimento deve ser banida e uma redistribuição de terras adequada devem ser feitas, para que a reforma agrária atinja com sucesso seu objetivo social.


« return.