by Efraim Batista de Souza Neto
Published on: Feb 18, 2008
Topic:
Type: Opinions

Qual é a importância do meio ambiente para a sociedade humana? Desde quando essa relação existe? De que forma ela ocorre? Está muito fácil hoje em dia falar em meio ambiente e desenvolvimento ambiental sustentável. Entretanto, nossa sociedade ainda não reconhece a real importância da natureza e, muito menos, do seu papel perante ela. Reconhecer que fazemos parte de um ciclo que envolve constantes modificações sejam elas, biológicas, físicas ou espirituais, pode ser o início de uma nova percepção estrutural da relação homem – natureza.

Não é de hoje que existe uma preocupação com o meio ambiente. Reconhecida como fundamental desde a época dos Pré-socráticos, através da Phisis, o meio ambiente, neste período ainda referendado como elemento dos deuses, era compreendido através dos elementos: terra, água, ar e fogo. A partir desse momento já é possível enxergar na sociedade grega uma preocupação da relação existente entre o homem e a natureza.

Durante muito tempo a visão que foi construída sobre a natureza a descrevia como feminina e frágil. Entretanto, eram poucos os que confirmavam a influência da cultura nas relações ambientais. A natureza passou a encerrar dois contextos, através do duplo aspecto de interior e exterior; constitui a essência de algo, de caráter, seu conjunto de qualidades intrínsecas, de características de uma pessoa ou coisa, o espírito de um lugar, a presença de fatores ocultos sob uma realidade humana. Já do ponto de vista social; acolhe e sustenta o homem, permite-lhe a sobrevivência, desde que este não abuse, não prive nem se prive do que ele próprio necessita. Essa relação é de sujeito-sujeito, mas a sociedade vigente a reconhece como uma relação sujeito-objeto.

A partir do desenvolvimento das diversas ciências, em especial as exatas, e com a ampliação das idéias reducionistas, além da crescente caracterização filosófica do pensamento linear, o meio ambiente foi perdendo cada vez mais espaço e passou a ser tido como um objeto mecânico e não vivo. Somente depois da Teoria de Gaia, desenvolvida por James Lovelock, supõe uma Terra viva que interagem com todos os outros componentes, físicos, biológicos e químicos.

A relação entre homem e natureza nunca esteve tão distante como neste atual momento em que vivemos. Reconhecemos que muito pouco já foi feito e que muito ainda precisa ainda ser feito. Os discursos de unificação e de difusão científica e tecnológica não existem, e os países do sul ainda estão submetidos aos desejos do norte, por mais que a sociedade mundial e a nossa qualidade ambiental já estejam comprometidas. Infelizmente o nosso futuro ainda está nas mãos de pouco e nas atitudes, pouco efetivas, de muitos; como conseqüência disso, a Terra continua agonizando.

« return.