TIGed

Switch headers Switch to TIGweb.org

Are you an TIG Member?
Click here to switch to TIGweb.org

HomeHomeExpress YourselfPanoramaEstatísticas básicas sobre a moeda e crédito em Moçambique
Panorama
a TakingITGlobal online publication
Search



(Advanced Search)

Panorama Home
Issue Archive
Current Issue
Next Issue
Featured Writer
TIG Magazine
Writings
Opinion
Interview
Short Story
Poetry
Experiences
My Content
Edit
Submit
Guidelines
Estatísticas básicas sobre a moeda e crédito em Moçambique Printable Version PRINTABLE VERSION
by Basilio Muhate, Mozambique Jan 11, 2007
Education   Opinions
 1 2 3 4   Next page »

  

I. Introdução

A moeda e o crédito constituem importantes variáveis para a determinação do crescimento económico de Moçambique. É, portanto, importante analisar as estatísticas sobre estas variáveis e o comportamento tendencial da economia face as variações do crédito.

Os agentes económicos necessitam de moeda para realizarem as suas operações e, por conseguinte, podem recorrer ao crédito para satisfazerem a sua demanda.

O presente ensaio pretende ir buscar os conceitos teóricos sobre a economia monetária e procurar relacionar com a realidade Moçambicana oferecendo informação básica sobre o comportamento dos agregados monetários em Moçambique constituindo, desta forma, uma fonte literária adicional sobre a economia monetária em Moçambique.

Este ensaio faz uma análise da moeda e do crédito em Moçambique no período de 1987 a 2001. Esta escolha deve-se ao facto de procurar-se fazer uma análise do mercado monetário em Moçambique num contexto que parte de um período de liberalização da economia e introdução de reformas económicas e vai até aos princípios do século XXI. Pretende-se ter uma visão sobre o sector monetário neste curto período e daí, tirarem-se algumas conclusões para análise futura.
Foi apartir deste período que registou-se uma profunda alteração na estrutura do sector monetário em Moçambique pois o estado deixou de ser o único agente económico.


II. Metodologia

Este ensaio foi elaborado foi utilizada bibliografia ligada a área económica e monetária, publicações nacionais, boletins estatísticos do Banco de Moçambique. Foi usada a bibliografia recomendada na cadeira de economia Monetária. Especialistas ligados a área monetária e de crédito também forneceram alguns inputs para a elaboração deste trabalho.


III. Revisão de literatura

Apresentam-se de seguida alguns conceitos básicos sobre moeda e crédito, como forma de melhor compreensão do tema em análise.

III.1. Moeda

Não existe uma única definição de moeda e há falta de consenso, entre os economistas, na sua medição. Seguem-se algumas definições :

Moeda – Stock de activos que pode ser prontamente usado nas transacções (Mankiw,N.G.,1998;112)
Moeda - é um meio de pagamento ou meio de troca (Fisher,S. Et all;1998;348)
Moeda – Tudo o que geralmente é aceite como forma de pagamento de bens e serviços ou para liquidação de dividas (Mohr,F., 2000;397)
Moeda - é todo o activo ou medida que melhor efectua a previsão das variaveis que sabe-se antemão pela teoria economica possuirem uma relação com a moeda.

A moeda tem as funções de meio de pagamento, unidade de conta e reserva de valor.

Do ponto de vista estatístico podemos ter:
- Moeda como passivo de um conjunto de instituições de intermediação financeira e das instituições emissoras
- Moeda como activos com características monetárias (Abreu,S.R.,1996;3)

Em Moçambique, os agregados monetários obedecem o método de agregação simples, o que significa que apenas temos M1 (moeda no sentido estrito, contituida por notas e moedas em circulação adicionadas aos depósitos a ordem) e M2 ( moeda no sentido lato, constituida por M1 adicionado dos depósitos a prazo ).

III.2 . História da Moeda

O actual formato da moeda é resultado de um longo processo de evolução que a moeda foi sofrendo. Antigamente, as sociedades não tinham nenhuma forma de moeda e efectuavam a troca directa de bens como meio de satisfação das suas necessidades. Anteriormente as pessoas usavam vários elementos (animais, alimentos, produtos, etc) como moeda.

A moeda metalica apareceu em meados do ano 2000 a.c . A historia da moeda sugere que os humanos utilizavam diferentes bens como moeda ,isto com o advento da moeda-mercadoria. A diferença no bem usado como moeda ,está ligada localização geografica, nivel de desenvolvimento economico e motivações sócio-culturais.

De início ,a moeda metalica não estava padronizada e nem possuia certificado, por isso, era necessário pesar e confirmar-se a autenticidade dos metais antes das transacções. Porém, o advento da cunhagem na Antiga Grécia constituiu a solução para esta limitação. De acordo com os anais da historia, na Antiga Roma foi implementado um modelo bimetalico, baseado no denario de prata e coexistia com o aureos.
O ouro e a prata permaneceram como moeda durante muito tempo,embora outros metais fossem usados de forma marginal. Por volta do seculo XVII , usou-se cobre como moeda na Grécia. A Grécia detinha a maior mina de cobre e acredita-se que o uso do cobre como moeda esta ligado a oferta do cobre na Grécia.
O papel –moeda começou a vigorar em finais do seculo XVIII. Teve numa primeira fase um caracter fiduciario que traduzia um certificado de papel que garantia o pagamento de uma quantia de ouro ou prata.Estes titulos eram emitidos pelo sector privado, no entanto ,com o tempo o governo passou a ser responmsavel pela sua emissão.





 1 2 3 4   Next page »   


Tags

You must be logged in to add tags.

Writer Profile
Basilio Muhate


This user has not written anything in his panorama profile yet.
Comments
You must be a TakingITGlobal member to post a comment. Sign up for free or login.