TIGed

Switch headers Switch to TIGweb.org

Are you an TIG Member?
Click here to switch to TIGweb.org


Home Home Browse Resources Toolkits & Publications Orbis, PNUD e Unicef firmam parceria para disponibilizar sistema de indicadores dos Objetivos do Milênio
Details Toolkit/Publication:
Orbis, PNUD e Unicef firmam parceria para disponibilizar sistema de indicadores dos Objetivos do Milênio

DetailsDetails
Type
Newsletter

Author
Nós Podemos Paraná

Publication Date
September 13, 2008

Posted
September 11, 2008

Relevance
Brazil

Tags

You must be logged in to add tags.
aboutAbout

Observatório de Indicadores de Sustentabilidade, de Curitiba, será o responsável pelo Portal ODM, que trará informações sobre todos os municípios brasileiros.

O Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), de Curitiba, firmou parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para disponibilizar na web indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Portal ODM, que tem previsão de lançamento para novembro, é uma iniciativa do PNUD e trará informações sobre todos os municípios brasileiros, traçando um panorama do alcance dos ODM, disseminando informações que permitam maior conhecimento da realidade local, estimulem a mobilização social e concretizem ações voltadas ao desenvolvimento de capacidades pela melhoria das condições de vida para todos.

“Com esse apoio, lideranças públicas e privadas poderão mobilizar esforços orientados na definição de metas e ações municipais, visando a busca de boas condições de vida de seus habitantes”, afirma a coordenadora executiva do Orbis, Luciana Brenner. O Orbis é um programa do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).

De acordo com Luciana Brenner, os indicadores são fundamentais para identificar os pontos positivos, carências e necessidades de determinada região. Servem também de instrumento para que os governos possam identificar prioridades e definir políticas voltadas às reais necessidades da população, além de medir os resultados das intervenções e iniciativas.

“O gestor municipal, com mandato entre 2009 e 2012, contará com o Portal ODM para apoiá-lo no grande desafio de melhorar a qualidade de vida da população e avançar com sucesso em direção à sustentabilidade. Poderá utilizar os ODM como estratégia para identificar um cenário claro, capaz de orientar as ações e potencializar as capacidades de sua administração”, diz a coordenadora.

“Queremos que os Objetivos do Milênio sejam alcançados em cada um dos municípios, e não apenas como média entre os municípios de uma região”, afirma Luciana Brenner. Segundo ela, estudos regionais permitiram uma visão global sobre a situação dos ODM em todo o território nacional e deixaram claros os grandes contrastes existentes nas diversas partes do país, indicando a necessidade de se ir além das médias. “Por isso, é importante termos as informações desagregadas, olhando o município, o que permite identificarmos onde estão as carências e dessa forma ter ações mais efetivas”, explica.

Objetivos do Milênio – Através do Portal ODM, a sociedade poderá acompanhar o monitoramento dos Indicadores do Milênio em cada município. Os ODM foram propostos pela ONU e assumidos por 189 países, na Assembléia realizada em 2000, e se constituem em metas socioeconômicas, que abrangem as áreas de renda, educação, saúde, gênero e meio ambiente. O prazo acordado para o alcance dessas metas é 2015, mas no Paraná, o Movimento Nós Podemos, articulado pelo Sistema Fiep, estabeleceu como meta alcançar os objetivos até 2010.

O Portal ODM irá potencializar a interatividade e a disseminação de informações e experiências acerca dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com ênfase local. Para facilitar a compreensão e a análise dos dados, o Portal oferecerá duas formas de acesso às informações: uma mais simplificada, com relatórios por município e breves textos explicativos, e outra, mais detalhada, onde o usuário poderá elaborar mapas e tabelas.

Os indicadores que serão acompanhados foram definidos com o apoio dos especialistas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e PNUD. A atualização das informações no Portal será feita pelo Orbis. Os dados e indicadores são coletados de fontes oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministérios do Trabalho Saúde, Educação, entre outros.

Histórico – O trabalho do Orbis com indicadores teve início em 2004, quando o Observatório começou a mapear os Indicadores do Milênio, na Região Metropolitana de Curitiba, tais como intensidade de pobreza, taxa de alfabetização, taxa de mortalidade infantil, taxa de mortalidade materna, incidência de Aids, entre outros. Em 2005, o mapeamento se estendeu para o restante do Estado e teve como objetivo apontar as áreas mais carentes ou críticas que mereciam receber a intervenção imediata de organismos públicos. “O mais importante é que as pessoas tenham acesso à informação, que essa informação seja fácil de ser interpretada e contribua para um conhecimento melhor da realidade que nos rodeia”, destaca a coordenadora executiva do Orbis.



View toolkit


EventsRelated Events
1 Congresso Nós Podemos Paraná (August 6, 2008 - August 9, 2008 )